Lista da SemanaAcompanhe sugestões de livros de mesma temática ou gênero semanalmente!
Os livros de contos oferecem histórias curtas e impactantes, ideais para leituras rápidas ou reflexões profundas. Com narrativas variadas, os textos deste gênero exploram diferentes emoções e temas em um único volume.
Além da diversidade, o gênero permite experimentação literária, com estilos inovadores e estruturas não convencionais. Em poucas páginas, os contos abordam desde o cotidiano até o fantástico, criando um mosaico de ideias que instiga a imaginação do leitor.
Abaixo, seguem quatro livros do gênero de autores brasileiros e que merecem ser reconhecidos por qualquer leitor.
AS HISTÓRIAS DA TIA AMBROSINA: CONTOS, de Pollyana Bittencourt (Obra Independente)
As Histórias da Tia Ambrosina : Contos narra de forma engraçada o cotidiano de uma senhora de pouco poder aquisitivo e analfabeta.
Cada capítulo transita entre a realidade e a ironia de situações socioecomicas e psicológicas vivenciadas pela terceira idade, denunciando as fragilidades a que os idosos são expostos.
Gênero: Contos | 45 páginas | Adquira seu exemplar
ÁRIDO, Diversos autores (Editora Rocco)
Para celebrar o legado da obra de Graciliano Ramos e manter vivos os temas que pautaram sua trajetória literária, a coletânea Árido reúne alguns dos mais promissores autores contemporâneos de todas as regiões do Brasil para contar as histórias de um povo que ainda, sob muitos aspectos, encara os mesmos desafios: fome, miséria, solidão, violência e abandono.
Com contos assinados por Ana Paula Lisboa, Cristhiano Aguiar, Fabiane Guimarães, José Falero e Tanto Tupiassu, a obra busca elevar e não deixarem esquecidos os muitos Fabianos, Sinhás Vitória, Baleias e meninos mais velhos e mais novos deste Brasil de coração árido. Estes contos nos transportam àquele ponto de convergência em que ser pessoa e ser bicho se confundem, onde violência e compaixão se revezam, um lugar no qual reina a desesperança e o esquecimento.
Gênero: Contos | 112 páginas | Adquira seu exemplar
O NINHO, de Bethania Pires Amaro (Editora Record)
O livro de estreia de Bethânia Pires Amaro é composto por quinze contos, quinze pequenas obras-primas, que se aprofundam nas complexidades das relações familiares, explorando os recantos mais frágeis e perturbadores que podem habitar um lar. A autora nos convida a acompanhar personagens femininas que enfrentam mazelas diversas e, através de suas histórias, somos lembrados de que a casa, esse estranho ninho, não é tão sacra assim, nem tão segura.
A miséria socioeconômica e a fragilidade das conexões íntimas são exploradas com maestria pela autora, apresentando lares dessacralizados que passam por vícios, suicídios, maternidades disfuncionais, abusos e violências devastadoramente reais.
Gênero: Contos | 192 páginas| Adquira seu exemplar
PERIFOBIA, de Lilia Guerra (Editora Todavia)
Lilia Guerra conta que criou o neologismo que dá título a este livro depois de perceber o quanto a periferia pode causar repulsa. Os personagens deste elogiado conjunto de histórias, partilham desse conhecimento de que habitam zonas negligenciadas das grandes cidades. Mas se a distância da quebrada impõe novas formas de lidar com a precariedade, as mulheres, homens e crianças deste livro transcendem toda e qualquer limitação que porventura tente aniquilá-los. E isso tudo graças à escrita luminosa de Lilia Guerra.
Gênero: Contos | 160 páginas | Adquira seu exemplar
Se você é autor nacional e deseja ver o seu livro na coluna Lista da Semana, envie um e-mail para [email protected] e solicite o nosso MidiaKit!
Sensação
Vento
Umidade