Audible
Lista da Semana

É necessário falarmos sobre as guerras na atualidade

Uma lista com cinco livros sobre alguns dos conflitos da atualidade ou dos últimos tempos.

Lista da Semana

Lista da SemanaAcompanhe sugestões de livros de mesma temática ou gênero semanalmente!

03/03/2025 11h30Atualizado há 2 semanas
Por: Redação

É triste, mas diversas guerras estão acontecendo no mundo em 2025. É impossível não se compadecer ao saber que, neste momento, uma pessoa perde sua vida e, por vezes, por motivos que não são de seu interesse.

E entre as guerras existentes, as duas que mais chamam a atenção mundial são a da Ucrânia e Rússia e a de Israel e Hamas. No último domingo, dia 2, o Papa Francisco, que está internado no hospital Gemelli, em Roma (Itália), por problemas respiratórios, emitiu uma nota e comentou sobre a realidade dos conflitos atuais o seguinte: “Daqui, a guerra parece ainda mais absurda”.

Com isso, trouxemos essa semana cinco lançamentos que tragam ou tenham algum vestígio sobre o assunto, que mesmo sendo triste, é necessário ser debatido.

 

PALESTINA, UM SÉCULO DE GUERRA E RESISTÊNCIA (1917 - 2017), de Rashid Khalidi (Editora Todavia)

Rashid Khalidi, renomado historiador do Oriente Médio, apresenta na Palestina, Um Século de Guerra e Resistência (1917-2017) uma análise detalhada e equilibrada do conflito palestino-israelense. O livro retraça mais de um século de luta, desde a Declaração Balfour até os principais confrontos de 1948 e 1967, examinando o papel do movimento sionista, de Israel e das grandes potências. Combinando pesquisa de arquivo, relatos familiares e experiências pessoais, Khalidi desmistifica interpretações simplistas do conflito, revelando as dinâmicas históricas que moldam a situação atual e oferecendo uma perspectiva indispensável para compreender o presente.

Gênero: Não-ficção | 432 páginas | Adquira seu exemplar

 

JESUS, UM JUDEU – O ABSURDO DO PRECONCEITO CRISTÃO CONTRA O POVO DO MESSIAS, de Igor Sabino (Mundo Cristão)

No livro Jesus, um judeu, o autor apresenta uma análise sobre a relação entre cristãos e judeus ao abordar o impacto da discriminação religiosa e as consequências de interpretações distorcidas da Bíblia.

Igor Sabino inicia a narrativa descrevendo os ataques terroristas de 2023, que renovaram o antissemitismo no mundo, inclusive no Brasil. O livro, que começou a ser escrito em 2022, deveria ser publicado no segundo semestre de 2023, mas os eventos de 7 de outubro mudaram o curso da produção. Ao acordar com mensagens de desespero de amigos israelenses, o autor percebeu a urgência de atualizar o conteúdo e aprofundar a reflexão sobre a temática.

Gênero: Não-ficção | 192 páginas | Adquira seu exemplar

 

GRITOS DE GUERRA – O CONFLITO RÚSSIA - UCRÂNIA NA VOZ DAS MULHERES QUE SOFREM, de Gustavo Gumiero (Editora Referência)

A obra retrata a história de mulheres que infelizmente foram afetadas pela guerra na Ucrânia, que completará três anos no dia 24 de fevereiro. As personagens do livro viveram e vivem as incertezas de estar em meio a um conflito que as forçou a deixar tudo para trás, tornando-se refugiadas. Essas mulheres não apenas contam suas histórias, elas gritam para que o mundo possa ouvi-las e entender os horrores da guerra.

Gênero: Ciências Sociais | 176 páginas | Adquira seu exemplar

 

DO OUTRO LADO DO MURO, de Diogo Fagundes (Editora Savi)

No livro, o autor compartilha suas vivências como estrangeiro e como médico. Em meio ao conflito entre Israel e Palestina, ele lidou diretamente com pacientes palestinos, ouvindo suas histórias e testemunhando as cicatrizes físicas e emocionais que uma guerra pode deixar. Para Bruno Valente, esse olhar sensível torna a obra ainda mais potente. “Histórias autênticas nos conectam e nos fazem entender a luta do outro, especialmente em tempos em que a desinformação obscurece a realidade. Cada vida retratada no livro é um lembrete de que a esperança pode prevalecer”, afirma.

Gênero: Memórias | 200 páginas | Adquira seu exemplar

 

DIÁRIO DE UMA JOVEM NA GUERRA DA UCRÂNIA, de Yeva Skalietska (Selo GloboClube)

Yeva Skalietska é uma garota ucraniana que cresceu com a avó em Kharkiv, perto da fronteira Ucrânia–Rússia. E pouco depois do seu aniversário de 12 anos, Yeva foi acordada pelo som de explosões que mudariam sua vida para sempre. No início, Yeva e sua avó correram para um porão lotado para se protegerem dos ataques de mísseis, mas quando a situação se agravou, elas precisaram deixar tudo e todos para trás. Durante todo o tempo, este diário foi parte de sua pequena bagagem para documentar os acontecimentos e para registrar seus sentimentos enquanto as bombas destruíam seu lar.

Gênero: Memórias | 208 páginas | Adquira seu exemplar

 

 


Se você é autor nacional e deseja ver o seu livro na coluna Lista da Semana, envie um e-mail para [email protected] e solicite o nosso MidiaKit!


Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias