Maurício Ribas é um talentoso escritor, reconhecido pelo seu trabalho humanitário e por defender, inclusive dentro dos livros que escreve, narrativas que levam seus leitores e leitoras a refletirem sobre o nosso papel como parte de uma sociedade que deve se responsabilizar pela Luta a favor da Liberdade, da Paz e da Soberania dos povos.
O autor nasceu em Curitiba, Paraná, onde vive atualmente. Escritor, político, advogado, professor de Direito, cursou a Escola de Diplomacia da Estônia (Estonian School of Diplomacy), país onde viveu por cinco anos.
Recentemente, Maurício lançou o livro “Glória aos Heróis – Um amor em meio à guerra da Ucrânia” (Ipê das Letras), um romance que acontece no meio da Guerra.
O livro é protagonizado por André Katyuk Richter, um brasileiro de 29 anos, que abandona a carreira militar após um conflito ideológico e se muda para a Estônia em busca de uma nova vida. Lá, ele se apaixona por Maaria Saar, uma estoniana forte e independente, ativista dos Direitos Humanos. Eclode a guerra da Ucrânia, ele decide se alistar como voluntário. Dividido entre o amor por Maaria e seu desejo de lutar, André parte para a Ucrânia, onde enfrenta os horrores da guerra e a saudade de sua amada.
Confira agora as perguntas do Jogo Rápido respondidas pelo autor Maurício Ribas e conheça um pouco mais sobre a carreira do autor e especialmente sobre a sua obra mais recente.
ACESSO LITERÁRIO: Qual o seu nome literário?
MAURICIO RIBAS: Prazer, sou o Mauricio Ribas.
ACESSO LITERÁRIO: Nos diga a sua profissão.
MAURICIO RIBAS: Sou escritor.
ACESSO LITERÁRIO: Qual o seu último livro publicado?
MAURICIO RIBAS: “Glória aos Heróis – Um amor em meio à guerra da Ucrânia”
ACESSO LITERÁRIO: Você tem outros livros?
MAURICIO RIBAS: Sim. “Ingel Addae – A luta entre o bem e o mal” e “Questões Polêmicas – Relações Internacionais”.
ACESSO LITERÁRIO: Qual o seu gênero literário? Já se aventurou em outros?
MAURICIO RIBAS: Meu gênero literário abrange diversos estilos, incluindo ficção, romances e contos. Também escrevo não ficção na área de Relações Internacionais, Direito e Literatura.
ACESSO LITERÁRIO: Qual a sua maior inspiração?
MAURICIO RIBAS: A dor, experiências pessoais, elementos culturais, etc.
ACESSO LITERÁRIO: Qual o seu grande sonho como escritor?
MAURICIO RIBAS: O meu maior sonho é passar a minha mensagem e fazer com que as pessoas pensem sobre aquilo que deve ser mudado no mundo em que vivemos para fazer dele um mundo melhor.
ACESSO LITERÁRIO: Fale sobre seu último livro, “Glória aos Heróis”:
MAURICIO RIBAS: "Glória aos Heróis" é um romance que se passa durante a guerra na Ucrânia. A história segue André Katyuk Richter, um brasileiro que abandona a carreira militar e se muda para a Estônia, onde se apaixona por Maaria Saar, uma ativista de Direitos Humanos. Quando a guerra eclode, André enfrenta o dilema entre ficar ao lado de seu grande amor ou partir como voluntário para lutar na Ucrânia.
O livro é uma combinação de ficção e realidade, inspirado pela minha vivência de cinco anos na região. A narrativa é intensa e realista, explorando os impactos da guerra, a luta por ideais e os sacrifícios feitos em nome do dever e da humanidade
ACESSO LITERÁRIO: Você chegou a pensar em um final diferente para o seu livro?
MAURICIO RIBAS: Sim, com certeza. No entanto após examinar todas as possibilidades apenas uma me emocionava realmente e foi a que eu escolhi.
ACESSO LITERÁRIO: Deixe uma frase ou mensagem de tema livre aos seus leitores:
MAURICIO RIBAS: Em cada página que escrevo, procuro transmitir mais do que apenas palavras. Quero compartilhar emoções, histórias e a essência da vida que, por vezes, se esconde nas entrelinhas do cotidiano. Neste mundo em que vivemos, repleto de desafios e incertezas, é o amor e a esperança que nos sustentam e nos guiam.
Adquira o seu exemplar de Glória aos heróis (Editora Ipê das Letras), de Maurício Ribas: AMAZON
Se você é autor(a) nacional e deseja participar da sessão Jogo Rápido, envie um e-mail para [email protected] e solicite o nosso MidiaKit!
Sensação
Vento
Umidade