Audible
Estreia

No Dia do Grafite, Canal Brasil estreia o documentário sobre a trajetória de Eduardo Kobra

No longa “Kobra Auto Retrato”, a diretora Lina Chamie revisita a história de um dos artistas de rua mais famosos do mundo, desde sua infância até o sucesso em mais de 30 países

Literatura Periférica

Literatura PeriféricaNotícias das vozes das ruas seja através dos Saraus, Slams ou da cultura Hip-hop.

25/03/2025 18h06Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
Autorretrado de Eduardo Kobra
Autorretrado de Eduardo Kobra

O Canal Brasil estreia na próxima quinta-feira, 27 de março, às 21h30, o documentário “Kobra Auto Retrato”, de Lina Chamie. O filme é uma biografia intimista e reveladora do que há por trás da trajetória do artista paulistano Eduardo Kobra, desde a sua infância até ser considerado um dos artistas de rua mais famosos mundialmente, com sua arte gravada em murais de mais de 30 países. Na data da estreia, é comemorado o Dia Internacional do Grafite, uma manifestação artística urbana que surgiu na década de 1970, em Nova Iorque, com o objetivo de transmitir críticas sociais nas ruas.

Nascido no bairro do Campo Limpo, na periferia de São Paulo, Eduardo Kobra relembra as memórias de seu crescimento em meio a dificuldades e exclusões, em primeira pessoa e de frente para a câmera. Na adolescência, foi expulso do colégio, da casa dos pais e precisou enfrentar uma depressão, mas o gosto pela arte era visível desde cedo, o que o ajudou a ganhar dinheiro e a se desenvolver profissionalmente.

Hoje, ele detém dois recordes de maior mural grafitado do mundo com suas obras “Etnias”, de 2,5 mil metros quadrados, na região portuária do Rio de Janeiro, que celebra os Jogos Olímpicos do Rio de 2016, e “Cacau”, uma homenagem ao chocolate, de 5,7 mil m², às margens da Rodovia Castelo Branco, em Itapevi, São Paulo (2017). Seu primeiro trabalho fora do Brasil foi na cidade de Lyon, na França, (“Muros da Memória”, 2011) e, de lá pra cá, já pintou em cinco continentes por países como Espanha, Itália, Noruega, Inglaterra, Malaui, Índia, Japão, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos.

Divulgação | Documentário Kobra Auto Retrato

Desde o lançamento em 2022, o filme foi reconhecido com os prêmios de Melhor Longa-Metragem Documentário no Prêmio Grande Otelo em 2023; de Melhor Filme pelo prêmio do público na Mostra Brazilian Film Festival em Chicago, nos Estados Unidos (2023); e de Menção Honrosa do Júri no 14º Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin Lisboa) em Lisboa, Portugal (2023).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias