Em abril, o Rio de Janeiro será reconhecido como Capital Mundial do Livro pela UNESCO, e a CBL, por meio do Prêmio Jabuti, realizará uma série de ações em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, com o objetivo de valorizar a produção editorial nacional, ampliar o acesso ao livro e incentivar o diálogo intercultural.
Na cerimônia oficial de lançamento do calendário de ações do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro, prevista para o dia 23 de abril de 2025, será anunciada a criação de um Jabuti Especial, concedido em caráter extraordinário. O prêmio homenageará personalidades, projetos ou iniciativas que contribuam de maneira significativa para a valorização do livro e da leitura no contexto da Capital Mundial do Livro.
Além disso, como parte das comemorações, haverá encontros com autores(as) e editores(as) premiados(as), divulgação internacional das obras premiadas, e participação institucional do Jabuti na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
Com isso, o Prêmio Jabuti reafirma o compromisso com a promoção da diversidade cultural, da literatura brasileira e do fortalecimento dos laços entre o livro, a cidade e seus leitores.
Sensação
Vento
Umidade