Lista da SemanaAcompanhe sugestões de livros de mesma temática ou gênero semanalmente!
A literatura brasileira contemporânea pulsa com vozes potentes, diversas e absolutamente conectadas com o nosso tempo. Na lista da semana, destacamos cinco obras de autores brasileiros que, cada um à sua maneira, abordam temas como identidade, afeto, memória, juventude, desigualdade social e resistência. De romances familiares a relatos de vivência em instituições prisionais, passando por reflexões sobre intelectualidade e conversas íntimas sobre ancestralidade, esses livros reafirmam o poder transformador da escrita e nos lembram por que vale a pena acreditar – e investir – na literatura feita por aqui.
TRÊS MARIAS, de Renato Moura (Ventura Editora)
O romance "Três Marias" focaliza os conflitos que envolvem Maria dos Remédios e suas filhas, Maria da Anunciação e Maria Clara.
Filha de imigrantes portugueses, Maria dos Remédios perde a mãe na adolescência devido a uma doença degenerativa que também vitimou outros membros da sua família. Casa-se pouco tempo depois com o primeiro namorado, tem duas filhas, mas não vive um casamento feliz, separando-se do marido alguns anos mais tarde. Desde pequena, Maria da Anunciação, sua filha mais velha, tem um relacionamento conflituoso com a irmã, Maria Clara, com quem disputa as atenções e os afetos familiares. A animosidade entre elas permanece na vida adulta, já que têm valores e visões de mundo muito diferentes. Em meio a essa teia de conflitos e aos caminhos trilhados por cada uma das personagens centrais, a narrativa, que não obedece a uma cronologia linear, faz também um recorte social e político do Brasil, focalizando eventos ocorridos entre os anos 1980 e a segunda década do século XXI, com a chegada de uma pandemia viral. Nenhuma das três Marias contrai essa virose, mas Maria dos Remédios vive dias difíceis com a manifestação da doença degenerativa que matou sua mãe.
Gênero: Romance | 163 páginas | Adquira seu exemplar
NA NOSSA PELE, CONTINUANDO A CONVERSA, de Lázaro Ramos (Editora Objetiva)
Em uma conversa íntima e envolvente, Lázaro Ramos fala de sua relação com a mãe e várias outras temáticas relevantes da atualidade.
Em Na nossa pele, o leitor encontra um Lázaro Ramos mais maduro que entrelaça fatos de sua vida íntima com reflexões sobre o ofício de artista e outros temas como as pautas raciais, emancipação e mobilidade social. Ao estabelecer uma ponte com inúmeras outras personalidades negras, mostra como seus pensamentos e ações são forjados numa mesma ancestralidade. Assim, são muitas as vozes que habitam as páginas deste livro. A mais importante delas é a de sua mãe, Célia Maria do Sacramento, que faleceu quando ele tinha apenas dezoito anos. Mais maduro e ciente das complexidades de sua própria história, Lázaro se sente finalmente pronto para compartilhar as memórias da mulher que foi sua maior inspiração.
Gênero: Biografia | 128 páginas | Adquira seu exemplar
Vencedora do Prêmio Jabuti discute sobre intelectualidade, diversidade e difusão do conhecimento.
A obra é uma espécie de manual de sobrevivência acadêmica, onde a escritora, pesquisadora e ativista Bárbara Carine apresenta caminhos possíveis para pensar uma intelectualidade emancipadora, e não limitadora, de nossos saberes. Percorrendo sua trajetória pessoal e casos conhecidos do grande público, a autora questiona os registros geralmente associados à ideia de erudição, como se houvesse uma postura, um modo de ser ou uma origem que a determinassem. Assim, rompe com o modelo único de intelectualidade imposto pela óptica brancocêntrica, sobretudo a partir das tensões sociais, raciais e de gênero que moldam e administram os espaços de desenvolvimento e difusão do conhecimento, promovendo uma verdadeira descolonização do pensamento.
Gênero: Não-ficção | 160 páginas | Adquira seu exemplar
EM SINTONIA, DE JÉSSICA ANITELLI (EDITORA SEGUINTE)
Como a vida pode nos surpreender das formas mais incríveis?
Só é preciso encontrar a sintonia certa com quem está ao nosso lado.
Felipe não vê a hora de reencontrar os amigos depois de longos meses trancado em casa por conta da pandemia de covid-19. O problema é que o ano letivo dele tem tudo pra ser um desastre.
Pra começar, seus pais trabalham no colégio e vão estar por perto quase o tempo todo. Além disso, a relação entre as turmas, que já não era das melhores, está ainda mais tensa ― e o 3º A, liderado por Kevin, está determinado a pregar diversas peças na sala de Felipe para fazer os rivais passarem vergonha. Em meio a tudo isso, seu grupo de amigos precisa lidar com a pressão do vestibular e com os mais diversos dramas. E a cereja de bolo: a nova aluna, Anita, não vai nem um pouco com a cara de Felipe... Mas também, que diferença isso faz?
Gênero: Jovem Adulto | 312 páginas | Adquira o seu exemplar
DESTERROS, de Natalia Timerman (Editora Todavia)
Um livro que narra as histórias de quem passou por um hospital penitenciário
Este livro nasceu do trabalho da autora no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, onde atuou na enfermaria psiquiátrica. Entre muitos relatos de presos, carcereiros, médicos, o de Donamingo atravessa o livro: angolana presa por tráfico, se descobriu grávida na prisão. Há também Gessé, que para não ser tirado do hospital, aumentava a ferida da própria barriga deixando as vísceras à mostra. Em texto literário, a autora narra os pacientes sem deixar de lado seu entorno e ela mesma: "Tornei-me, também, parte do absurdo". O livro já está em pré-venda e estará disponível a partir de 7 de maio.
Gênero: Memórias | 176 páginas | Adquira seu exemplar
Se você é autor nacional e deseja ver o seu livro na coluna Lista da Semana, envie um e-mail para [email protected] e solicite o nosso MidiaKit!
Sensação
Vento
Umidade