Depois da repercussão da série Adolescência, que trouxe à tona os perigos ocultos nos submundos digitais das redes sociais, Aconteceu com minha filha – Uma história real sobre os abismos sombrios da internet (Geração Editorial, 2025) aprofunda a discussão com um relato contundente e revelador sobre os riscos que ameaçam crianças e adolescentes na internet — e o drama real vivido por uma família. Se a série já havia causado impacto ao escancarar uma realidade até então invisível para muitos pais, o livro vai além, ao narrar com coragem e honestidade a experiência de um pai diante do colapso emocional da própria filha.
“– Pai, eu surtei. Me interna, eu surtei. Preciso ser internada!” É com essa frase impactante que começa o relato, cujo autor assina sob o pseudônimo Paulo Zsa Zsa, para preservar a identidade da família. A obra acompanha a jornada de um pai que vê a filha de 12 anos ser tragada por um vício silencioso e progressivo nas redes sociais, resultando em episódios de isolamento, automutilação, mudanças bruscas de comportamento e participação em desafios virtuais perigosos, alimentados pela falsa sensação de pertencimento.
Sem saber como reagir, ele viveu sentimento de culpa, medo, raiva e impotência até tomar a decisão mais difícil de sua vida: internar a filha em uma clínica psiquiátrica e cortar completamente o acesso às telas. O nome da adolescente é fictício — Júlia — mas a história é real, urgente e cada vez mais comum nas famílias brasileiras.
“Quando leio uma notícia de um adolescente vítima da internet, tenho mais certeza da importância desse alerta. Se meu livro puder evitar uma única tragédia, já terá cumprido seu propósito”, diz Paulo Zsa Zsa.
A obra conta com a contracapa assinada por dois nomes de peso: o pediatra Daniel Becker e o influenciador digital Felipe Neto.
“É uma história do nosso tempo, e que precisa ser lida. Para que nossos filhos e filhas possam viver em paz, com saúde física e mental, aproveitando tudo de maravilhoso que o mundo real pode oferecer, e curtindo o ambiente digital de forma adequada e segura.”, afirma Dr Daniel Becker.
Felipe Neto, por sua vez, alerta: “A internet nos oferece possibilidades incríveis, mas também riscos que não podemos ignorar. Como alguém que acompanhou de perto o nascimento e o crescimento do mundo digital, afirmo com convicção: vivemos uma epidemia de crimes online.”
O autor abriu mão dos direitos autorais e todo o valor arrecadado desta edição será doado ao Instituto Felipe Neto, para apoiar projetos de educação midiática preventiva em escolas públicas de todo o Brasil.
Sensação
Vento
Umidade